segunda-feira, 28 de março de 2011

Casa de luto


Curta Salmos de Davi no Facebook

“Mais vale ir a uma casa em luto do que ir a uma casa em festa”. Eclesiastes 7.2a
Interessante esse versículo não é...

Você consegue imaginar um amigo seu chegar todo empolgado te convidando para ir a um velório? Quem responderia: “Vou sim, com certeza estou lá ... Vai ser super” ?

Não Não... Meio estranho não é!?

Já parou para pensar o que versículo quer dizer?

Será que nós devemos ir a velórios para comemorar com o amigo que passou no vestibular, ou com a prima que está fazendo aniversário?

Ops... Isso foi mais estranho ainda!!

Afinal, qual o significado disso?

Primeiro, vamos lembrar quem escreveu esse versículo: o rei Salomão, um homem que sempre foi reconhecido como sábio. Ele escreveu esse livro de Eclesiastes que diz que a vida é uma ilusão, que é tudo como correr atrás do vento!
Com certeza você já ouviu pessoas dizendo que temos que curtir a vida, aproveitar o dia...

É aí que entra a festa! O povo acha que sair, farrear, beber, namorar com muitas(os) é aproveitar a vida... Mas, a verdade é que a “alegria” que as pessoas sentem com esse tipo de coisa é incompleta! Por que?

Porque isso tudo faz as pessoas se darem mal: O outro dia será de uma ressaca terrível, isso se não acontecer pior, uma gravidez indesejada, um acidente (que por muitas vezes atingem até inocentes, gente que não tinha nada a ver)...

Aproveitar a vida... Tá certo, é claro! Mas a maioria não sabe direito como fazer isso.
Curtir a vida não se trata de momentos, não se trata de uma noite, ou uma farra... É algo maior.

Não estamos nesse mundo para isso, se divertir num dia e se machucar no outro...
Estamos aqui para amar as pessoas, colocar um sorriso no rosto de alguém, fazer o bem, espalhar o perfume de Cristo, a palavra de Deus.

Temos que ser instrumentos do Pai, vivermos para a glória Dele...
Fazer coisas que realmente mudem algo, e mudem para melhor!

Por isso que Salomão diz que é melhor está numa casa de luto!
O luto é o contrário da festa...
Nas festas, as pessoas fazem coisas sem pensar, coisas que talvez sejam irreversíveis, se esquecem de Deus e até colocam a própria vida e a de outros em perigo...

No luto há sabedoria! A gente pensa na vida, no que tem feito de bom, no que tem que concertar, nos perguntamos se estamos fazendo aquilo que Deus quer...

Foi isso que Salomão quis dizer! Temos que buscar a sabedoria que vem do alto para aprendemos a viver a vida verdadeiramente.

O rei Salomão termina o livro de Eclesiastes exortando os jovens a viverem a vida para Deus, só dessa forma ela terá sentido:

“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.
Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”;
Eclesiastes 11. 9-10, 12. 1

Sim, curtir a vida... curtir a juventude... mas sempre lembrando do nosso Senhor, do que Ele nos ensinou que é certo, porque na juventude muitas coisas que a vida oferecem não passam de vaidade.

Sim, seguir o coração... mas alimentá-lo com a palavra de Deus e enchê-lo com o Espírito Santo, para que possamos trilhar sempre no caminho correto.


“Guardei a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti”. Salmo 119:11


2 comentários:

Goncaze disse...

Você colocou provérbios 7.2 no título, porém, acho que você quiz dizer Eclesiastes 7:2

Melhor é ir para a casa onde há luto que para a casa onde há banquete. Porque aí se vê aparecer o fim de todo homem e os vivos nele refletem.
Eclesiastes 7:2

goncaze@gmail.comm

Mª Helynne disse...

Você está certo .. obrigada por alertar! Já corrigi :]